Quem sou eu?

Minha foto
Um alquimista da Internet

LEIA AS MINHAS POSTAGENS ANTERIORES

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CHICO TOTAL


Povo que me segue! Visitantes anônimos...

Ontem a noite assisti a uma reportagem do programa Domingo Espetacular (da Record) que mostrava a vida e a história desse mestre na arte do humor.

Não quero ficar “babando ovo”, afinal Chico Anysio é praticamente uma unanimidade no assunto. São mais de 200 personagens e idéias inovadoras como a (hoje) famosa StandUp Comedy que ele iniciou no Brasil ainda nos anos 1960.

Chico me causa profunda emoção, não posso deixar de me lembrar das noites de sábado e um pouco depois das tardes em casa da minha avó no começo dos anos 1990 quando eu, meu falecido avô e meus tios não perdíamos nenhum episódio da “Escolinha do Professor Raimundo” um programa que marcou uma época. Li certa vez que Ayrton Senna fazia questão de interromper os seus treinos para assistir o programa.

Outro momento de nostalgia e pura emoção para mim foi quando mostraram a cidade-natal de Chico Anysio (Maranguape-CE). A emoção foi muito forte, porque tive a oportunidade de conhecer essa cidade em outubro de 2006. É uma cidadezinha de interior muito tranqüila com uma pracinha muito agradável e um povo extremamente artístico.

Eu me lembro que quando chegamos lá (a bordo de uma excursão) fomos recepcionados por uma orquestra mirim de flautas-doce que tocava clássicos nordestinos como Asa-Branca e outros. Na época fiquei emocionado em ver pessoas tão simples, com um espírito artístico tão forte e que amavam tanto o que faziam.  Sabem aquelas histórias de pessoas que aprenderam a tocar um instrumento só de ouvido? Parecia que estávamos em um cenário de livros antigos, ou de faz-de-conta onde ainda é possível sonhar...

Voltando ao Chico, me recordo que nessa mesma viagem (na época eu estava em lua-de-mel) “descobrimos” que em Fortaleza todas as noites há show de humor com diversos artistas locais (alguns um pouco mais famosos, outros menos, mas todos humoristas e fãs de Chico Anysio).

Assistimos a um show com Rosicléa (que apareceu algumas vezes na TV) e me lembro que era comum passar na Avenida Beira-Mar (local na orla da capital cearense repleto de turistas) bicicletas e carrinhos com alto-falantes anunciando os shows desses diversos artistas.

Outro momento emocionante (bem mais recente) foi a animação UP - Altas Aventuras onde Chico dublou um velhinho rabugento, mas de bom coração que conseguiu levar a sua velha casa às alturas...

Em tempos onde são gastos milhões de dólares para se exaltar artistas duvidosos ou quando existem programas de humor que apelam para coisas ridículas ou humilhações em troca da audiência Chico Anysio talvez seja um dos últimos representantes de uma linhagem artística única de incontestável genialidade. Na esteira dele vieram artistas fantásticos como: Didi, Tom Cavalcanti e tantos outros....

Força Chico Anysio e que você consiga nos alegrar por muitos anos!



Um comentário:

  1. É.. força para ele!!

    Não tenho uma história tão tradicional ligado ao Chico, mas ligado ao Ceará, né? Herança de pais e mãe... confirmo tudo que falou sobre o estado e as pessoas, das vezes que eu estive lá... vale a pena!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seguidores